Abertas inscrições online para a 26ª Caminhada Ecológica em Santarém
03/10/2025
(Foto: Reprodução) Caminhada ecológica une conscientização ambiental e contemplação da natureza
Divulgação
A coordenação da 26ª Caminhada Ecológica disponibilizou desde o último dia 1º, formulário eletrônico para inscrições ao evento que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro. Os interessados podem fazer inscrição online neste link ou presencialmente na sede do Grupo de Defesa da Amazônia (GDA) que fica localizado na travessa Agripina de Matos, bairro Laguinho.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Os inscritos recebem um Kit caminhada que inclui a camisa do evento, uma cuia personalizada, que servirá para o consumo de água (que estará disponível durante todo o percurso) e alimentação na piracaia.
A saída será da Praia do Maracanã, às 08h do dia 18. A concentração inicia às 07h30, seguida de fala sobre os objetivos da caminhada, recomendações e orientações, aquecimento e alongamento. Os caminhantes passarão pelas praias: Juá, Salvação, Maria José, Piranga e pausa para o almoço em Pajuçara, seguindo à tarde pelas praias de Carapanari, Paraíso, Ponta do Tapari e chegando ao pôr-do-sol em Ponta de Pedras onde é realizada uma noite cultural com piracaia.
Na manhã do dia 19, após um café regional os participantes retomam a caminhada passando pela Pedra da Moça, Ponta do Cururu e Alter do Chão.
“A caminhada une o cuidado com as nossas praias, o turismo, porque os participantes conhecem praias que só temos acesso por via fluvial. É uma oportunidade de fazer novos amigos e de eternizar momentos em um cenário único em meio a beleza da Amazônia”, disse Maria José Castro dos Santos, coordenadora do evento.
Durante todo o trajeto a caminhada conta com o apoio de profissionais de enfermagem cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) e 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), além de equipes que dão suporte com bajaras e embarcação de apoio.
Apoio institucional
Para que essa tradição continue viva, o GDA conta com a parceria das comunidades de Pajuçara, Juá, São Brás e Alter do Chão e com o apoio de parceiros institucionais como Semma, Secretaria dos Portos, Semsa e Semurb, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e empresários locais.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (93) 99241-5937.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região