Aeroporto de Belém conclui obras para COP 30 e amplia número de voos nacionais e internacionais
01/10/2025
(Foto: Reprodução) COP 30, em Belém: Modernização do Aeroporto Internacional de Belém.
Divulgação
A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) concluiu as principais melhorias no Aeroporto Internacional de Belém voltadas à COP, informou ao g1 a empresa nesta terça-feira (30). A modernização se soma ao aumento do número de rotas anunciadas nos últimos meses pelas principais companhias aéreas que operam no terminal.
Segundo a NOA, as obras integram a Fase I-B do contrato de concessão e, previstas inicialmente para maio de 2026, foram antecipadas por conta da COP.
Ao todo, a modernização mobilizou R$ 450 milhões em investimentos e passa ainda por “intervenções complementares”, informou a concessionária.
A expansão na capacidade de ofertar e receber voos, nacionais e internacionais, é uma das formas adotadas pelas companhias para se preparar para a COP 30, que espera reunir 50 mil participantes em novembro.
A expectativa do governo e do setor aéreo é que a infraestrutura modernizada, a ampliação da malha aérea e mais serviços de alto padrão proporcionem experiência diferenciada para delegações, turistas e participantes da COP 30.
De acordo com a A Norte da Amazônia Airports, Só no primeiro semestre de 2025, o aeroporto atendeu 1.967.313 passageiros – um crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Aeroporto de Belém conclui obras para COP30 e expande áreas de embarque.
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Modernização do Aeroporto
Entre as modernizações concluídas, destaca-se a ampliação das áreas de embarque, que quase triplicaram de tamanho: passaram de 1.593 m² para 4.303 m², contemplando operações domésticas e internacionais. Outras melhorias incluem:
A construção de dois novos mezaninos sobre o saguão principal ampliou espaços e aumentou a agilidade nos processos de inspeção de segurança.
O saguão principal foi remodelado e ganhou 20% a mais de área, garantindo maior fluidez ao deslocamento dos passageiros. Todas as áreas receberam conjuntos de sanitários novos.
Clientes contam com novas longarinas, assentos mais ergonômicos e um novo sistema de climatização projetado para garantir conforto térmico.
O novo pátio para aeronaves entregou mais cinco posições para categoria C, modelos usados em operações domésticas, além da requalificação completa das pistas e taxiways.
A operacionalização foi reforçada com novos sistemas de auxílio visual (PAPIs) nas cabeceiras 21 e 25, que orientam a aproximação das aeronaves para pouso mesmo em condições de baixa visibilidade.
Mais voos para COP
Sobre o aumento da demanda sobre voos, o g1 procurou as três principais companhias que operam voos em Belém. A maioria informou que deve aumentar o fluxo de voos até novembro para atender a crescente demanda.
A GOL disse que, no período da COP 30, vai expandir o número de voos para 600 voos domésticos e internacionais, um aumento de quase quatro vezes mais que em um mês de baixa temporada e de 230% em comparação ao mesmo período em novembro de 2024.
Ao todo, a empresa planeja ofertar 56.730 assentos apenas no período da COP, chegando a 77 mil assentos em todo o mês de novembro.
A GOL também anunciou quatro novas rotas exclusivas e temporárias para atender à demanda aquecida pela COP 30:
Belém-Salvador: até 2 voos diários
Belém-Fortaleza: 1 voo diário
Belém-São Paulo/Congonhas: 1 voo diário
Belém-Manaus: 6 frequências durante o evento
As rotas regulares também terão reforço, como Belém-São Paulo/Guarulhos (de 1 para 4 voos diários), Belém-Rio de Janeiro/Galeão (de 1 para 3 voos diários), Belém-Santarém e Belém-Macapá (de 1 para até 2 voos diários), segundo a GOL.
Já a LATAM disse que antecipou desde agosto a ampliação de voos em Belém, aumentando em cerca de 25% a oferta de assentos em relação ao mesmo período de 2024. Em novembro, a companhia espera ofertar 48% assentos a mais que o mesmo mês em 2024.
Alguns voos estão programados para aumentar a frequência, que é o caso das rotas Belém-Guarulhos (de 28 para 35 voos semanais) e Belém-Brasília (de 10 para 14 voos semanais, sendo 2 diários).
Em novembro, a empresa afirmou que terá voos extras, incluindo a rota Fortaleza-Belém ampliada de 7 para 12 voos semanais, além de voos inéditos entre Bogotá-Belém (3 vezes por semana) e Galeão-Belém (2 vezes por semana).
A Azul pontuou que sua operação em Belém durante a COP 30 contará com 646 voos, entre chegadas e partidas na capital paraense, com uma oferta de cerca de 100 mil assentos, no período de 9 a 22 de novembro.
Projeto do novo Aeroporto Internacional de Belém
Divulgação / NOA Airports
Nova rota internacional: Belém-Miami
Em junho deste ano, a GOL Linhas Aéreas, em parceria com a Visit Pará, um projeto da Secretaria de Turismo do Governo do Pará, inaugurou a rota sem escalas entre Belém (BEL) e Miami (MIA), nos Estados Unidos.
A nova linha opera inicialmente com dois voos semanais, às quintas e domingos, e vai ampliar para três frequências semanais durante a COP30.
Os voos são realizados com aeronaves Boeing 737 MAX 8, com capacidade para até 176 passageiros na configuração internacional.
W Premium Lounge - Belém Internacional
Divulgação / W Premium Group
Novas salas VIP de alto padrão
Uma das novidades no Aeroporto Internacional de Belém são as duas novas salas VIP, que serão operadas de forma exclusiva pelo W Premium Group, empresa de serviços de hospitalidade em aeroportos brasileiros.
A primeira sala foi inaugurada no último dia 17 de junho, voltada para voos internacionais, mas também estará disponível para passageiros de voos domésticos.
Segundo a empresa, o W Premium Lounge Belém Internacional tem capacidade para 95 pessoas, um aumento de quase 100% em relação à antiga sala, e conta com banheiros com duchas privativas, Wi-Fi em alta velocidade, variedade de bebidas e snacks, além de sala de reunião equipada.
O acesso ao novo lounge internacional será permitido para clientes de bancos, seguradoras, programas de fidelidade e passageiros das companhias TAP e Air France, entre outros.
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