Círio 2025: tentativa de homicídio acende alerta sobre uso de facas durante romaria
12/10/2025
(Foto: Reprodução) Círio de Nazaré 2025
Nicksson Melo / g1 Pará
Uma tentativa de homicídio foi registrada pela Polícia Militar na manhã deste domingo (12) durante a procissão do Círio de Nazaré, em Belém. Segundo a corporação, um romeiro tentou esfaquear outro durante uma briga, apesar dos constantes alertas para que objetos cortantes não sejam levados às procissões. O caso foi encaminhado à Seccional Urbana de São Brás.
A faca seria usada, segundo a polícia, para cortar a corda do Círio — prática comum entre alguns promesseiros, mas considerada perigosa pelas autoridades. “Todos os anos, infelizmente, surgem casos como esse. Mesmo com as orientações, ainda há quem insista em trazer facas para a procissão”, afirma um representante da PM.
A Polícia Militar atua com 400 agentes desde a última sexta-feira (11), com reforço de viaturas, motocicletas e policiamento a pé. Também foram registrados, entre a madrugada e o início da manhã, casos de furtos de celulares e outras brigas ao longo do trajeto.
Mais de 700 atendimentos na Trasladação
Do lado da assistência humanitária, a Cruz Vermelha também alerta para a intensidade dos atendimentos neste fim de semana. Apenas durante a Trasladação, no sábado (11), foram realizados 733 atendimentos, a maioria relacionada a desidratação, falta de alimentação e os efeitos do calor intenso. Muitos dos casos envolveram idosos, que enfrentam maior dificuldade para lidar com o esforço físico e o clima quente.
Neste domingo (12), a instituição também registrou fraturas e cortes — alguns deles causados por facas levadas por romeiros. A Cruz Vermelha atua neste Círio com um efetivo de 13 mil voluntários, mobilizados para o atendimento de urgência ao longo das romarias.
Círio de Nazaré 2025: Briga é registrada durante socorro da Cruz Vermelha
Casos isolados, mas preocupantes
Além da tentativa de homicídio registrada pela PM, uma briga entre romeiros também causou tumulto na manhã deste domingo na Avenida Serzedelo Corrêa, atrapalhando o deslocamento de uma equipe da Cruz Vermelha que socorria uma pessoa em maca. O caso foi noticiado pelo g1 e é mais um episódio que acende o alerta para a segurança nas procissões.
Com a presença de mais de dois milhões de pessoas nas ruas, autoridades reconhecem que casos de violência e furtos são difíceis de evitar totalmente, apesar do forte esquema de segurança.Uma briga entre romeiros provocou tumulto na manhã deste domingo (12) na Avenida Serzedelo Corrêa, em Belém, durante a passagem do Círio de Nazaré. A confusão atrapalhou o deslocamento de socorristas da Cruz Vermelha, que tentavam transportar uma pessoa em uma maca pela via.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará