CNH Pai D'Égua: Mães atípicas moradoras do Baixo Amazonas podem fazer inscrição até dia 24
22/09/2025
(Foto: Reprodução) CNH Pai D'Égua para mães atípicas recebe inscrições até 24 de setembro de 2025
Divulgação
Começou nesta segunda (22) e se estende até a próxima quarta-feira (24), mais uma rodada de inscrições ao Programa Social CNH Pai D`Égua - Edição Especial Mães Atípicas. Desta vez, para os municípios do Baixo Amazonas e Xingu. Nestas duas regiões, são ofertadas 700 vagas para 29 municípios e para participar do programa, as candidatas devem ter sido inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 28 de fevereiro de 2025.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Podem se inscrever mães atípicas de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Rurópolis, Santarém e Terra Santarém, na região di baixo Amazonas. E na região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Novo Progresso, Porto de Moz, Rurópolis, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.
Entre os critérios para participar do programa, também é necessário possuir curso fundamental comprovado, residir no Pará e ter laudo médico, do filho, com CID da deficiência, emitido por médico credenciado pela rede SUS.
As inscrições para o Programa são feitas exclusivamente de forma online, pelo site do Detran. Nessa etapa ainda não há necessidade de apresentação dos documentos exigidos no edital, mas apenas preencher as informações pessoais descritas no formulário eletrônico de inscrição.
O CNH Pai D'égua é um programa do Governo do Pará, coordenado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que objetiva garantir mais oportunidades no mercado de trabalho por meio da emissão totalmente gratuita da Carteira Nacional de Habilitação. No caso da edição especial para beneficiar as mães atípicas, o objetivo é que elas também possam usar o documento para adquirir um veículo e facilitar o deslocamento para o tratamento clínico e outras necessidades de locomoção.
Conforme o edital do programa, entende-se por pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, nos termos do Art. 2º da Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Programa CNH Pai D’Égua lança edição voltada para mães atípicas
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região