Fase lança videocast com vozes das comunidades sobre agenda climática
07/10/2025
(Foto: Reprodução) Primeiro episódio do videocast já está disponível
Reprodução / Youtube
A Fase – Solidariedade e Educação acaba de lançar o videocast “Vozes pela justiça – as soluções vêm dos territórios”, projeto que tem como objetivo amplificar as vozes das comunidades nos debates sobre justiça climática, em especial no contexto da COP30, a conferência global das Nações Unidas que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, capital paraense.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O videocast terá quatro episódios, que serão exibidos neste mês de outubro. Os episódios ficarão disponíveis ao público em geral no canal da Fase no YouTube.
Com participação de especialistas em meio ambiente, militantes e parceiros da Fase, os videocasts vão aprofundar discussões sobre temas estruturantes da agenda climática, conectando a atuação da organização às negociações internacionais e às realidades dos territórios. Cada episódio será mediado por uma pessoa da equipe Fase. Os temas são:
Episódio 1 (02/10) – Adaptação Climática e Cidades: resistências nos territórios, com apresentação de Aercio B. de Oliveira, da Fase Rio;
Episódio 2 (09/10) – Transição Justa e Falsas Soluções, com Maureen Santos, coordenadora do Nupa – Núcleo de Políticas e Alternativas.
Episódio 3 (16/10) – Justiça Climática e Mulheres, com Jaqueline Felipe, da Fase Amazônia;
Episódio 4 (23/10) – Financiamento Climático: quem paga a conta da crise?, apresentado por Pedro Martins, da Fase Amazônia.
Videocast amplifica vozes dos territórios
A iniciativa visa dar visibilidade à atuação política e técnica da Fase e outras organizações da sociedade civil brasileira e latino-americana no contexto da COP30.
"É necessário que as vozes das lutas socioambientais por justiça climática ressoem, mostrando que o enfrentamento das mudanças climáticas passa pelo enfrentamento do racismo ambiental e as desigualdades socioeconômicas que estruturam nossa sociedade", explicou a diretora executiva da Fase, Leticia Tura.
Veja abaixo o primeiro episódio:
Fundada em 1961, a Fase é uma organização não governamental de educação popular e defesa dos direitos humanos, sem fins lucrativos. Desde a sua origem, no período de ditadura militar no Brasil, a FASE trabalha pela organização e pelo desenvolvimento local de comunidades tradicionais, mulheres, negros, quilombolas, sem-terra, sem-teto e agricultores familiares.
Com atuação nacional e unidades regionais em seis Estados brasileiros, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro, a Fase organiza campanhas de mobilização, formação, produção de conhecimento, implantação de iniciativas locais, denúncias de violações de direitos, diálogo e proposições de políticas públicas.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região