Morre em Belém o médico Herlander Andrade, fundador do bloco carnavalesco Império Romano
Bloco 'Império Romano' é reconhecido patrimônio cultural e imaterial
O médico Herlander Andrade, um dos fundadores do tradicional bloco de carnaval Império Romano, morreu nesta terça-feira (30), em Belém. Ele era cirurgião e uma das figuras mais importantes da história do carnaval paraense, com décadas de contribuição à cultura popular.
O Império Romano é um dos blocos carnavalescos mais tradicionais de Belém, com 55 anos de história. Fundado por um grupo de amigos, incluindo o médico Herlander Andrade, o bloco ficou conhecido por seu espírito irreverente, político e inclusivo. Com desfiles animados pelas ruas da Cidade Velha, o Império Romano mistura crítica social, música e resistência cultural, sendo presença marcante nos festejos de carnaval da capital paraense. Em 2024, foi reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará, consolidando sua importância na cena cultural do estado.
A morte de Herlander causou comoção entre amigos, familiares e representantes da cultura local. Nas redes sociais, o ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, lamentou a perda e destacou o legado do médico.
"Meu profundo pesar pela partida do Dr. Herlander Andrade, cirurgião que teve uma importante contribuição à cultura. Ele foi um dos fundadores do bloco de carnaval Império Romano, o mais antigo de Belém, com 55 anos de história; e chef da gastronomia paraense, aprovado para a escola Le Cordon Bleu Peru e dono dos restaurantes Moquén e Boteco do Camarão", escreveu Edmilson.
O Conselho Regional de Medicina do Pará também divulgou nota de pesar nas redes sociais, lamentando profundamente o falecimento do médico.
Em 2024, o Bloco Recreativo Carnavalesco Líbero-Musical e Antifóbico “Império Romano” foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará.
VÍDEOS com as principais notícias do ParáFONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/09/30/morre-o-medico-herlander-andrade-fundador-do-bloco-carnavalesco-imperio-romano.ghtml