'Operação Círio 2025' mobiliza mais de 12 mil agentes para garantir segurança em procissões e eventos em Belém
06/10/2025
(Foto: Reprodução) Operação Círio 2025
Bruno Cruz / Ag. Pará
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) anunciou as ações de segurança, logística e atendimento que serão realizadas durante a “Operação Círio 2025”. As ações começam nesta terça-feira (6) e seguem até 29 de outubro, abrangendo todas as áreas da capital e regiões próximas, para reforçar a segurança das programações e procissões que atraem milhares de romeiros.
A iniciativa é realizada em parceria com órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds) e tem como objetivo garantir proteção e tranquilidade aos paraenses e turistas durante a maior manifestação religiosa do país, o Círio de Nazaré. Neste ano, a operação mobiliza 12.240 agentes de segurança das esferas estadual, municipal e federal, além de 892 viaturas.
Segundo o o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, mais de 12 mil agentes estarão atuando nesse período da quadra Nazarena e principalmente, nas principais procissões que envolvem a festividade de Nazaré.
Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Eventos e procissões
A operação contará com 28 postos de apoio, oferecendo alimentação, hidratação, assistência médica e, em alguns pontos, hospedagem para os romeiros.
No total, 28 eventos religiosos, artísticos e culturais estão programados para ocorrer durante a quadra nazarena deste ano. Entre eles estão:
14 procissões
Nove missas ligadas ao Círio
Eventos culturais: Festa da Chiquita, o Arrastão do Arraial do Pavulagem, o Encontro de Tambores e o Auto do Círio.
As equipes de segurança também estarão atuando no apoio aos “Peregrinos de Nazaré”, em parceria com a Diretoria da Festa. Durante o trajeto dos fiéis, que chegam à capital caminhando ou de bicicleta pelas rodovias BR-316 e Alça Viária, os agentes prestarão assistência, segurança e logística.
Segurança e monitoramento
O policiamento ostensivo e preventivo, será realizado tanto nas ruas onde acontece o traslado das principais procissões, como também no entorno onde ocorre uma maior concentração de pessoas. As equipes também estarão fazendo o patrulhamento fluvial e aéreo, por meio dos agentes do Grupamento Fluvial e Aéreo de Segurança Pública.
Os agentes também estarão posicionados em pontos de observação ao longo dos deslocamentos, além de atuar junto às equipes de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas, na busca e captura de foragidos da Justiça.
Este ano, além de realizar o atendimento ao público e fazer os registros de ocorrências, os objetos e documentos perdidos e extraviados também podem ser levados até o Centro Integrado de Comando e Controle - CICC Móvel, para que sejam encaminhados à Diretoria de Polícia Metropolitana, Bloco C, 2º andar, localizada no prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil, na avenida Governador Magalhães Barata, de segunda-feira a sexta a partir das 8h.
No CICC, localizado na sede da Segup, na Avenida Almirante Barroso, as equipes estarão reunidas para monitorar as mais de 60 câmeras instaladas ao longo do percurso das principais procissões. O objetivo é integrar as forças de segurança e os órgãos parceiros, garantindo maior rapidez na resposta a eventuais ocorrências e reforçando a proteção de todos.
O Corpo de Bombeiros Militar também terá uma unidade móvel de atendimento próxima ao Teatro da Paz, na Praça da República. As equipes prestarão serviços de urgência e emergência, apoio a crianças perdidas e atendimento geral à população durante os eventos.
Fiscalização na Moto Romaria
As equipes de segurança também atuarão na fiscalização e triagem das motocicletas que participarão do cortejo na manhã de sábado (11).
A Polícia Civil e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) serão responsáveis por verificar os equipamentos de segurança obrigatórios e organizar a triagem dos veículos.
O pórtico da segurança pública será instalado no início da Av. Marechal Hermes, na esquina com a Av. Visconde de Souza Franco, local de concentração dos romeiros.
Serão instalados também 20 pontos de observação no percurso das principais romarias; ao longo das avenidas por onde percorrem as procissão da Trasladação e do Círio. Nos pontos, vão estar agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar observando a movimentação e atendendo à emergências e ocorrências em benefício da população.
Pontos de bloqueio
Esse ano, mais de 60 pontos de bloqueio estão sendo fiscalizados, especialmente, nas vias do traslado das principais procissões.
Porém, no sábado (11), após a passagem da Moto Romaria, as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant estarão abertas para que as pessoas possam cruzar a Avenida Nazaré, com os veículos, assim como as ruas Gaspar Viana e Oswaldo Cruz para cruzar a Av. Presidente Vargas, por fim a rua Gama Abreu que dará acesso à Av. Serzedelo Correa. As vias estarão abertas até o início da Trasladação.
Os pontos de bloqueios das vias contarão ainda com o apoio dos agentes municipais de Marituba e Ananindeua, além da Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e os demais órgãos de segurança estaduais.