'Tentei mergulhar para salvar, mas não consegui', diz sobrevivente de naufrágio em Ponta de Pedras, no Marajó
05/10/2025
(Foto: Reprodução) Naufrágio em Ponta de Pedras deixa vitimas; veja relato de sobrevivente
Um dos sobreviventes do naufrágio ocorrido em Ponta de Pedras, na sexta-feira (3), no arquipélago do Marajó, no Pará, relatou por telefone os momentos de desespero vividos a bordo da embarcação. Segundo ele, o rio ficou agitado e uma das bombas que retiram água da embarcação parou de funcionar.
“Quando a gente entrou na Baía do Marajó, tinha muita maresia. Estávamos quase chegando no Marajó-Açu, perto do farol. Eu desci e vi que um dos motores-bomba já tinha parado de funcionar. O principal motivo foi a maresia, né? Muita maresia que começou", relatou.
Uma pessoa morreu e outra segue desaparecida após o naufrágio. Quatro ocupantes conseguiram escapar com vida. As buscas pelo desaparecido continuam sendo realizadas, na manhã deste domingo (5), por equipes do Corpo de Bombeiros
Clique e siga o canal do g1 Pará do WhatsApp
Ainda segundo o sobrevivente, a embarcação começou a afundar lentamente.
“O motor principal parou antes da gente chegar na beira. Eu e mais dois conseguimos puxar ele para a beira. Até aí, tranquilo, a gente pensava que ia afundar só o primeiro andar e o segundo ia ficar pra fora d’água. Sabíamos que tínhamos perdido a carga, mas todo mundo estava calmo. Do nada, quando entrou água demais, ele virou. Foi quando pegou os dois de surpresa. Dois ficaram presos, provavelmente por causa de mercadoria que caiu por cima deles. Eu ainda tentei mergulhar pra resgatar, mas estava muito fundo, eu estava cansado. A gente não conseguiu, infelizmente", lamentou.
Ainda não há informações sobre o que causou o naufrágio. A Capitania dos Portos informou que não foi identificado nenhum vazamento de combustível no local do acidente. Um inquérito foi aberto para apurar as causas e eventuais responsabilidades pelo naufrágio.
Já a Polícia Civil informou que o comandante da embarcação se apresentou espontaneamente na Delegacia de Ponta de Pedras. Ele foi ouvido e vai responder em liberdade pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Embarcação naufragou em Ponta de Pedras, no Marajó.
Reprodu~ção / TV Liberal
Vídeos com as principais notícias do Pará