Trabalhadores da construção civil encerram greve que afetava áreas da COP30, diz sindicato
25/09/2025
(Foto: Reprodução) Trabalhadores da construção civil protestam por reajuste salarial em Belém
Os trabalhadores da construção civil e do setor mobiliárioda Grande Belém encerraram a greve que atingia também serviços em áreas de obras da COP 30 há mais de uma semana.
O fim da paralisação foi confirmado pelo Sindicato da Construção Civil de Belém ao g1. Entre as reivindicações dos trabalhadores estava reajuste salarial, o que foi atendido, ainda conforme o sindicato.
Nesta quinta-feira (25), o governo do Pará informou que "as obras da COP não foram afetadas e seguem o cronograma de entrega".
📲 Acompanhe o canal do g1 Pará no WhatsApp
Ministro da Casa Civil diz que governo pode ir à Justiça contra preços abusivos em hotéis
Vista aérea dos painéis solares no Parque da Cidade, em Belém (PA), espaço de mais de 500 mil m² que sediará a COP30 em novembro.
Anderson Coelho/AFP
Em 15 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (STICMB) informou que "cerca de 5 mil operários aderiram à paralisação, que afetava obras do setor hoteleiro, da Vila COP 30 (onde chefes de estado devem ficar hospedados) e do Parque da Cidade". No entanto, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) disse que as obras da COP30 seguiam normalmente, "dentro do cronograma previsto".
Os trabalhadores entraram em greve em 16 de setembro. Eles protestaram e fizeram passeata por algumas ruas de Belém.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), declarou do mesmo dia, inclusive, que o governo e órgãos públicos atuavam para mediar as negociações entre as partes envolvidas na greve da construção civil. Ainda segundo ele, algumas obras serão entregues até o Círio de Nazaré, em outubro.
Trabalhadores da construção civil encerram greve em Belém
Segundo o Sindicato da Construção Civil de Belém , em assembleia realizada na quarta-feira (24), os trabalhadores aceitaram o fim da greve após proposta de 6,5% de reajuste salarial, cesta básica de R$ 160 e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em duas parcelas de R$ 350.
Procurados pelo g1, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon) e o governo não se manifestaram após o fim da paralisação.
Como estão as obras da COP
Obras da COP 30: Blue Zone, Hangar e Vila COP, em Belém.
Reprodução
🟦Um dos locais em obras é o Parque da Cidade, com montagem das estruturas. O espaço será o principal palco das negociações entre países.
O Parque da Cidade foi fechado ao público em agosto para viabilizar a montagem simultânea da Blue Zone e da Green Zone, esta última voltada à sociedade civil.
🏘️ A Vila COP 30 está sendo construída no bairro Marco, próxima ao Hangar e ao Parque da Cidade. O local receberá líderes mundiais.
Segundo o governo do Pará, a obra está com 89% dos trabalhos concluídos, com previsão de entrega para novembro de 2025, pouco antes do início da conferência. Após a COP, o espaço será transformado em centro administrativo do governo estadual.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará