Ufopa participa do Sairé com ações que destacam ciência, cultura, saberes tradicionais e comunidade
19/09/2025
(Foto: Reprodução) Projetos da Ufopa são apresentados na Casa Santarém
Sílvia Vieira / g1
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) estará presente no Sairé 2025, na vila de Alter do Chão, em Santarém, com projetos sendo desenvolvidos durante todos os dias do evento, que começou nesta quinta-feira (18) e segue até a segunda (22).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Com o tema “Ufopa, Saberes que nascem com o povo: Cultura, Ciência e Comunidade em Festa”, a universidade realizará atividades em um estande na Praça do Sairé, e na Unidade da Ufopa em Alter do Chão. As ações vão integrar ciência, cultura, saberes tradicionais e comunidade, das 9h às 18h nos dias da festa.
A participação da universidade no Sairé é coordenada pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio da Diretoria de Cultura e Comunidade, e tem como objetivos: aproximar a Ufopa da população local e dos visitantes de Alter do Chão; divulgar ações de ensino, pesquisa e extensão em linguagem acessível; valorizar a cultura regional, saberes tradicionais e diversidade amazônica; promover vivências interativas e sensoriais com protagonismo estudantil; e incentivar a participação cidadã e o orgulho de pertencimento à universidade pública.
A Ufopa fez uma chamada interna junto à comunidade acadêmica, convidando projetos de ensino, pesquisa e extensão para integrarem a ação no Sairé 2025.
Ensino, pesquisa e extensão
Fazendo parte da programação, haverá espaço dedicado à exposição e apresentação de produtos gerados a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos por discentes, docentes e técnicos da Ufopa.
A perspectiva da ação é mostrar ao público o quanto as ações da universidade se materializam em soluções, inovações, saberes e práticas que fortalecem a vida no território amazônico. A intenção é que a população possa sentir, experimentar e apreciar os resultados do trabalho acadêmico da universidade.
Na unidade da Ufopa em Alter do Chão também estão sendo realizadas atividades durante o Sairé 2025
Divulgação
Projetos da Ufopa durante o Sairé 2025
1. Exposição dos Cursos de Graduação da Ufopa
Exposição de materiais pedagógicos resultados dos projetos de ensino/monitoria; apresentação dos cursos de graduação da Ufopa, bem como formas de acesso, teste de orientação profissional e apresentação de materiais pedagógicos resultados dos Projetos de Ensino/Monitoria.
2. LTPOV-Produtos e Sabores
O laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal levará amostras de licores, geleias entre outros produtos para degustação e venda.
3. Cuidadores do Ar no Sairé
Terá amostra dos protótipos e alguns vídeos que irão mostrar, via projetor holográfico, algumas das ações do projeto.
4. Entre saberes e sabores: a saúva-taya como alimento funcional
Apresentação, degustação e venda de farofa de saúva taya. A atividade será conduzida em três momentos complementares, que buscam unir conhecimento científico, saber tradicional e vivência prática com as formigas saúva-taya: introdução e apresentação de pesquisas, degustação da farofa e venda. Ação visa estimular o reconhecimento das formigas como recurso que contribui para a conservação da biodiversidade, a recuperação ambiental da Amazônia e a restauração de práticas culturais tradicionais.
5. Observando e conhecendo as aves de Santarém e região
Socialização de dados e atividades vinculadas ao projeto de extensão Bora passarinhar. Haverá exposição de fotos e banners, distribuição de folders e atividades lúdicas para crianças.
6. Pesquisa de doutorado: Cascudo - tratamento de efluentes sanitários em barcos da Amazônia
Haverá exibição de materiais audiovisuais ligados à pesquisa. O Sistema Cascudo é uma biotecnologia que faz a captação, tratamento e filtração dos esgotos sanitários dos barcos, permitindo uma navegação mais ecologia para o turismo sustentável na Amazônia.
7. Exposição do Centro Avançado de Apoio Educativo à Agricultura Familiar, Sustentabilidade e Cultura Alimentar na Amazônia - Ceacam
Será realizada uma exposição do projeto de pesquisa e extensão com banner e distribuição de folders no sentido de divulgar as ações que a Ufopa vem realizando. Também haverá uma degustação do “Arroz de Frango”, prato inspirado no tradicional “Arroz de Pato” da gastronomia paraense, sendo uma das propostas do projeto, que busca, por meio da pesquisa e da extensão, valorizar a agricultura familiar e os ingredientes regionais.
No preparo adaptado para a alimentação escolar, além da substituição do pato pelo frango, ocorre a substituição do jambu pelo cariru, herbácea regional de sabor mais neutro, fonte de ferro e magnésio.
8. Alter do chão: O Impacto Econômico Regional (exibição de vídeo)
É um documentário que tem como tema central o turismo, com foco no subtema "Alter do Chão: O Impacto Econômico Regional". Produzido como parte de um projeto de extensão, o vídeo busca compreender de que forma o turismo pode contribuir para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da região, promovendo benefícios diretos à comunidade local.
9. Preservação Ambiental e Mudanças de Espaço: O Futuro da Escola da Floresta e os Impactos da Expansão Imobiliária (exibição de vídeo)
O vídeo promove a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental na área da Escola da Floresta em Alter do Chão, destacando o papel transformador da Escola como um espaço de educação comunitária e sustentável. Com cerca de 10 minutos, o vídeo foi desenvolvido como produto final da disciplina Práticas Integradoras de Extensão II.
10. Transformando Resíduos Orgânicos em Bioinsumos: Educação, Extensão e Sustentabilidade
Serão apresentadas as atividades práticas de três projetos que promovem educação socioambiental, sustentabilidade e integração com a comunidade local.
Os projetos são: Tratamento de Resíduos Orgânicos na Ufopa: Integração da Comunidade Acadêmica e Sociedade na Reciclagem e Produção de Bioinsumos – Projeto de Extensão; Bioinsumos e Compostagem na Ufopa: Integração da Comunidade Acadêmica e Sociedade na Reciclagem de Resíduos Orgânicos para Sustentabilidade das Cidades – Projeto de Extensão; Transformando Matéria Orgânica em Insumos Orgânicos na Ufopa: Técnicas Aplicadas em Ensino, Pesquisa e Extensão – Projeto PX.
11. Maniva Tapajós (micropropagação de plantas in vitro e mudas de mandioca viveiro)
O Projeto Maniva Tapajós apresenta técnica de micropropagação vegetal como alternativa sustentável para a produção de mudas em larga escala, com qualidade genética e fitossanitária. A mostra interativa demonstrará os processos de cultivo in vitro.
12. Exposição de produtos do GEAGAA
Exposição de policy brief, modelos 3D, realidade aumentada, cartilhas, folders, painel fotográfico, jogos educativos e vídeos resultantes dos projetos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos Avançados em Gestão Ambiental na Amazônia (GEAGAA).
13. Mahá Biocosméticos e Amélias da Amazônia
A Mahá, criada com base em princípios de sustentabilidade, produz cosméticos veganos e biodegradáveis a partir de insumos amazônicos, estabelecendo parcerias com comunidades extrativistas e produtores locais.
As Amélias da Amazônia nasceram de uma organização comunitária feminina na Floresta Nacional do Tapajós e se consolidaram como exemplo de empreendedorismo coletivo que alia saberes tradicionais à geração de renda, com destaque para a produção de óleo de andiroba e pelo aproveitamento de subprodutos que antes eram descartados, mostrando como a inovação pode caminhar junto com práticas ancestrais.
A Ufopa desempenhou um papel fundamental por meio de projetos de pesquisa e extensão que ofereceram capacitação, suporte técnico e articulação institucional.
14. Oficina Wai Wai
Socialização de conhecimentos tradicionais.
15. PELD-POPA
Vinculado ao CNPq, é um programa nacional com sítios de pesquisa na APA Alter do Chão e na Floresta Nacional do Tapajós, reunindo equipes interdisciplinares em uma atuação integrada.
Os materiais de pesquisa e os produtos gerados até o presente ciclo, bem como coleções de borboletas e mariposas, serpentes, sapos, lagartos e outros, serão apresentados didaticamente ao público visitante do Sairé, que poderá conhecer sobre como e o que é pesquisado na APA Alter do Chão e na Unidade vizinha, a Flona do Tapajós. Ao todo, serão expostas amostras de cinco laboratórios integrantes do Peld Oeste do Pará.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região